Será que as varizes têm cura? Se você sofre com esse problema, talvez já tenha se questionado sobre isso, ou se deparado com anúncio de cura garantida. Infelizmente, isso não é verdade. Ainda não existe um remédio ou tratamento que garanta 100% de que elas não vão aparecer novamente.

Mesmo assim, o tratamento é extremamente importante, pois ele proporciona melhora da qualidade de vida e, quando não tratadas, as varizes podem causar sintomas de cansaço, câimbras, inchaços, e até mesmo feridas graves.

Sendo assim, consultas preventivas e tratamentos, para aliviar os sintomas e melhorar aspectos estéticos, são importantes. Lembrando sempre de buscar fontes de informação confiáveis, para garantir segurança ao longo do seu tratamento.

Varizes têm cura? Entenda melhor os fatores que influenciam nesta doença

As varizes estão presentes em grande parte da população brasileira, sendo mais comum em mulheres jovens; contudo, a partir dos 60 anos, a prevalência entre homens e mulheres se iguala. Isso é comum devido à influência hormonal e da gestação; sendo que, do lado masculino, é muito comum o homem “negligenciar” as alterações de veias das pernas, e, consequentemente, procuram atendimento em fases mais tardias.

Então, o que pode influenciar no surgimento dessa doença? Uma das principais causas pode estar no histórico familiar. Geralmente, se alguém da sua família, como pai e mãe têm ou tiveram varizes, há uma boa chance de você sofrer com esse problema. Além disso, questões de hábitos alimentares, obesidade, falta de exercício também podem contribuir com o surgimento das varizes.

Se você quer evitar esse tipo de problema, ou conseguir aliviar os sintomas, algumas mudanças serão necessárias. Por isso, sempre mantenha uma boa alimentação, pratique exercícios físicos e controle seu peso. Se você fica um grande período sentado ou em pé, é importante caminhar ou descansar um pouco as pernas.

Conheça os principais sintomas

  • Inchaço;
  • sensação de pernas pesadas;
  • vasos sanguíneos inchados;
  • escurecimento da pele;
  • câimbras

Atenção, ter a doença não significa que você terá todos esses sintomas. Enquanto algumas pessoas possuem dores e os incômodos citados acima, outras queixam-se apenas dos aspectos estéticos

Qual o tratamento mais indicado para varizes

O melhor tratamento depende dos achados de Ultrassom Doppler e dos dispositivos de Realidade aumentada. Esta avaliação permite identificar se a doença acomete as veias safenas, perfurantes ou apenas veias tributárias. Hoje, temos várias opções de tratamento que envolvem microcirurgia, uso de laser, radiofrequência, espuma, dentre outros. Cabe ao cirurgião vascular identificar as veias acometidas e usar essa grande opção de ferramentas para discutir com o paciente a melhor opção.

Além disso, muito se fala do uso das meias de compressão, não sendo muito bem toleradas nos períodos de verão; porém, possuem papel importante nos casos que envolvem inchaços e dores relacionadas a varizes.

Veja o que fazer para controlar a doença

O primeiro passo é seguir as dicas citadas nos tópicos acima, mantenha o peso ideal para sua altura. Sempre foque em uma alimentação saudável e pratique exercícios. Mesmo que você não goste de academias, pode fazer uma caminhada ou qualquer outro exercício que fortaleça suas pernas. Lembre-se, exercícios não causam varizes e são fundamentais no tratamento delas.

Por último, mas não menos importante, deixe as suas consultas preventivas em dia. Procure um especialista vascular e faça um exame para verificar se está tudo  bem. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de você evitar possíveis problemas que a doença pode trazer. Embora as varizes não tenham cura, isso não te impede de manter uma boa qualidade de vida.

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.