Não é só viajar de avião que causa trombose; veja o que aumenta o risco de desenvolver a doença!

Viagens muito longas que fazem as pessoas passarem muito tempo sem movimentar as pernas podem influenciar no risco de desenvolver doenças como a trombose.  Isso ocorre devido à falta de movimento dos membros, que influencia negativamente a circulação sanguínea e aumenta a pressão nos vasos sanguíneos das pernas, podendo dar origem a coágulos sanguíneos, caracterizando a trombose.

No entanto, as viagens não são as únicas causas que aumentam o risco de desenvolvimento de um quadro de trombose, principalmente quando pensamos em pessoas com o histórico familiar da doença e outros fatores de risco.  Entre esses fatores podemos citar:

Gravidez

O processo gestacional é responsável por aumentar a pressão nos vasos sanguíneos da região pélvica e das pernas. Essa pressão enfraquece a parede desses vasos e aumenta as chances de formação de trombos, principalmente em pessoas com histórico familiar da doença.

Obesidade ou sobrepeso

O excesso de peso aumenta as chances de desenvolver coágulos sanguíneos, por contribuírem para uma maior pressão nos vasos dos membros inferiores.

Arteriosclerose

Vasos sanguíneos lesados facilitam a formação de placas ateromatosas, que podem sofrer rupturas que permitem o contato entre o sangue circulante e a parede do vaso sanguíneo, formando o trombo;

Hipertensão arterial

A hipertensão é responsável por causar lesões arteriais que desencadeiam quadros de trombose, devido à alta pressão exercida nessas estruturas.

Idade

Com o avanço da idade, assim como os demais tecidos do corpo, os vasos sanguíneos envelhecem e tornam-se mais suscetíveis a lesões e a formação de trombos, podendo desencadear quadros de trombose

Tabagismo

Fumantes têm maior probabilidade de desenvolver trombose, pois o cigarro contém milhares de substâncias tóxicas que dificultam a oxigenação do organismo, tornando-o mais suscetível às lesões vasculares, além de intensificar o processo de arteriosclerose, que causa a obstrução crônica das artérias, impedindo a circulação normal do sangue.

Uso de anticoncepcionais

Os medicamentos anticoncepcionais aumentam o risco das tromboses por serem compostos por estrógenos e progestágenos, hormônios que influenciam diretamente na formação dos trombos dentro dos vasos sanguíneos.

COVID-19

Quadros de COVID-19 aumentam o risco de desenvolver coágulos que podem resultar em trombose, isso ocorre devido ao intenso processo inflamatório causado pelo vírus na parede dos vasos sanguíneos, contribuindo para o enfraquecimento dessas estruturas e o processo de coagulação.

Outros fatores: doenças malignas como câncer, infecções, síndrome nefrótica, e alterações hematológicas.

Conheça os principais sintomas de um quadro de trombose

Os principais sintomas da trombose, podem incluir:

• Dores que vão se agravando com o passar dos dias;
  • Inchaço;
  • Rigidez dos músculos da região;
  • Vermelhidão;
  • Dilatação dos vasos sanguíneos da perna;
  • Enrijecimento do tecido subcutâneo;
  • Escurecimento da pele.

Como realizar o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da trombose pode ser realizado com base em uma análise clínica  dos sintomas e dos fatores de risco presentes no paciente. Essa análise é confirmada por exames de laboratório e de imagem, como a ressonância magnética, a flebografia e o ecodoppler colorido, um método de maior acurácia para garantir o perfeito diagnóstico da trombose.

Quanto mais rápido for introduzido o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas como a embolia pulmonar.

Tratamento

O tratamento da trombose pretende impedir que o coágulo sanguíneo fique maior e que se solte na corrente sanguínea, causando complicações como a embolia pulmonar, principal causa de morte em pacientes que desenvolvem a doença.

Portanto, tendo como objetivo eliminar os coágulos existentes, evitando que o quadro se agrave e reduzindo as chances da trombose acontecer novamente. As opções de tratamento incluem o uso de medicamentos anticoagulantes e fibrinolíticos, que auxiliam na dissolução dos coágulos.

Dependendo do quadro do paciente, o tratamento pode ser mais agressivo, envolvendo uma cirurgia para desobstruir os vasos sanguíneos.

Além disso, o uso de meias de compressão é recomendado pelo médico vascular. Em geral, essas meias devem ser utilizadas ao longo do dia para proteger as pernas da formação de novos coágulos.

Dicas de como evitar um quadro de trombose

• Esteja atento às alterações que a trombose pode provocar, principalmente se tem predisposição genética para a doença ou esteve exposto a fatores de risco que favorecem a formação de trombos;
  • Evite o consumo de álcool e cigarro;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Mantenha uma dieta balanceada e saudável;
  • Controle o peso corporal;
  • Use roupas e calçados folgados e confortáveis;
  • Faça exercícios de rotação, flexão e extensão com as pernas e os pés enquanto estiver viajando;
  • Faça caminhadas frequentes após cirurgias, assim que for liberado pelo médico ou quando estiver em viagens longas;
  • Use meias de compressão;
  • Beba muito líquido para evitar a desidratação;
  • Faça consultas regulares com o médico vascular, a fim de avaliar a saúde do seu sistema vascular e prevenir o desenvolvimento de qualquer doença vascular, inclusive a trombose.