Quando procurar um cirurgião vascular

O cirurgião vascular é o profissional responsável por tratar as doenças que afetam o sistema circulatório. É o sistema circulatório responsável pela circulação do sangue, oxigênio e nutrientes para todo o corpo, então, quando há sinal de algo errado é preciso buscar ajuda.

E quando devo procurar um cirurgião vascular? Boa parte dos pacientes só procuram ajuda quando o problema já está um pouco avançado. Só que muitas doenças podem ser evitadas ou tratadas desde cedo, se um exame preventivo for realizado.

Alguns sinais, que o corpo dá, podem indicar que está na hora de fazer uma visita ao médico. Por isso, neste blog separamos algumas dicas de como identificar esses problemas e o que fazer.

Devo procurar um cirurgião vascular só quando estou doente?

Antes de tudo, é preciso entender que essa é uma especialidade que pode ser também preventiva. Ou seja, não é preciso deixar que a doença avance para buscar ajuda. Por exemplo, se na sua família há casos de pessoas com varizes, existe a possibilidade de você também desenvolver essa condição. Sendo assim, você pode fazer um exame de rotina para verificar se está tudo bem. 

Dessa forma, caso seja identificado algum sinal de que o paciente pode desenvolver varizes, o tratamento pode começar cedo. Assim, é possível minimizar os sintomas que essa doença pode causar, como inchaço e dor na perna.

Sinais que indicam que está na hora de consultar um cirurgião vascular

Em primeiro lugar, os sinais nem sempre serão visíveis. Por isso, é preciso ficar atento a algumas sensações e alterações que o corpo pode apresentar, como por exemplo:

  • Dor nos membros;
  • Formigamento;
  • Mudanças na temperatura corporal;
  • Dificuldades para andar;
  • Inchaço nos membros;
  • Vermelhidão em algumas regiões (pernas).

Esses sintomas podem indicar ou não algum problema, por isso, é importante realizar a consulta para ter o diagnóstico correto. Além desses sintomas, também há os vasinhos e varizes que são visíveis e que já indicam a necessidade de um tratamento.

A cirurgia não é a única opção

Em alguns casos, não é necessário a realização de uma cirurgia. Por isso, é tão importante que seja feita a consulta para chegar no diagnóstico correto. Entender as causas dos sintomas e assim, indicar o melhor tratamento.

Para alguns pacientes, pode ser indicado mudar a rotina, fazer exercícios, começar uma dieta. Em algumas situações, pode ser necessário a utilização de medicamentos, mas sem precisar de algo invasivo.

Vale lembrar que cada caso é um caso, por isso, sempre consulte um médico de sua confiança. Se você já sente ou sentiu alguns dos sintomas que foram citados, realize a sua consulta de rotina.

É importante começar a criar uma rotina de fazer exames preventivos e incluir os exames vasculares nessa lista. Entre em contato conosco e agende a sua consulta 

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.