Edema dos membros Inferiores: Tudo que você precisa saber

O que é?

O  edema é definido como um aumento aparente do volume de líquidos no corpo, fora do espaço vascular. Dependendo da sua localização e do mecanismo, o edema pode ser limitado ou generalizado. Quando localizado nos membros inferiores, também pode ser denominado de edema periférico e caracteriza-se por inchaço de uma ou ambas as pernas, joelhos, tornozelos e/ou pés.

Tipos de edema dos membros

O edema dos membros inferiores divide-se, basicamente, em mole ou duro. O mole é facilmente depressível e possui tecido infiltrado de líquido. Já o edema duro gera maior resistência ao ser pressionado com os dedos e é causado por episódios de inflamação repetidas, alterando a constituição da pele e tecido gorduroso, para tecidos mais fibóticos

O edema pode ser agudo ou crônico. Enquanto no primeiro, notamos o rápido aparecimento do processo (menos de 2 semanas), no outro, isso demora semanas e meses.

Por fim, temos edemas associados a intenso processo inflamatório, sendo mais quentes e vermelhos, como nas erisipelas e tromboses; e outros mais “frios”, como nos casos de doenças sistêmicas como problemas cardíacos, renais e relacionados ao câncer.

Principais causas

• Insuficiência cardíaca congestiva: ocorre quando o coração está muito fraco para bombear todo o sangue que seu corpo precisa. A longo prazo, isso leva ao acúmulo de fluidos, especialmente nas pernas;
  • Trombose venosa profunda: na trombose venosa profunda, uma ou mais veias da perna apresentam coágulo, que impede que o sangue retorne ao coração. O quadro geralmente é acompanhado de dor e geralmente acontece em um dos membros.
  • Varizes e insuficiência venosa crônica: as varizes são veias dilatadas decorrentes do acúmulo de sangue, que tem dificuldade de retornar ao coração. O inchaço nas pernas é um dos sinais da insuficiência venosa, associado à dor, sensação de peso nas pernas e alterações da pele.
  • Problemas renais: tanto a doença renal crônica quanto a insuficiência renal aguda podem causar inchaço nas pernas. Isso ocorre, porque a água e os resíduos no sangue não são eliminados corretamente, fazendo com que haja um acúmulo dessas substâncias no corpo, especialmente membros inferiores;
  • Doenças linfáticas: também conhecido como linfedema, isso acontece por distúrbios dos vasos linfáticos.
  • Medicamentos: às vezes, as pernas inchadas podem ser um efeito colateral de algum remédio como, por exemplo, antidepressivos, bloqueadores dos canais de cálcio, metformina etc;
  • Gravidez: no terceiro trimestre, o útero aumentado dificulta o retorno venoso das pernas e, consequentemente, gera acumulo de fluídos.
  • Artrite e outros problemas articulares (gota, bursite no joelho, osteoartrite, artrite  reumatoide etc);
  • Trauma (distensões, entorses, ossos quebrados, ruptura do tendão ou do ligamento cruzado anterior).
  • Câncer: muitos casos em fase avançada principalmente levam ao edema de membros inferiores.

Edema sem causa aparente (edema idiopático)

Ocorre principalmente em mulheres jovens e sem nenhuma doença vascular pré-existente, normalmente associado ao período menstrual. Também pode estar relacionado a sobrepeso e a depressão. A origem desse tipo de edema ainda não foi totalmente definida, mas acredita-se que seja uma junção de retenção de líquidos com aumento da permeabilidade dos vasos.

Sintomas dos edemas nos membros inferiores

Em geral, o paciente com edema dos membros inferiores constata um inchaço em uma ou ambas as pernas, podendo atingir parte ou a totalidade do membro. O edema pode se instalar rapidamente ou progressivamente, podendo ser doloroso e acompanhado de formigamento e ulceração na pele.

O médico generalista investigará o histórico do paciente para entender as possíveis causas do inchaço nas pernas. Depois, avaliará se o edema atinge um ou mais membros, se é doloroso, mole ou endurecido e a possibilidade de inflamação.

Para complementar esse diagnóstico podem ser solicitados exames laboratoriais como exame de sangue, que avalia as funções hepáticas, renais, cardíacas, os marcadores de infecções e os hormônios. Além disso, são solicitados exame de urina, imagens de pulmões, coração e abdômen, bem como eco-doppler dos membros inferiores para confirmar ou descartar a possibilidade de trombose, e doença venosa associada.

Como é realizado o tratamento?

É importante salientar que o edema é um sinal de uma condição clínica alterada no corpo; sendo assim, seu tratamento está associado ao fator causal. Portanto, é fundamental as investigações que mencionamos acima, para a partir do diagnóstico preciso, iniciarmos a terapia específica.

Como medidas gerais…

Nos casos mais leves, é indicado repouso, redução da ingestão de sal na alimentação e também massagem na região afetada, para ajudar a drenar o líquido em excesso, até que o de edema desapareça.

Nos casos mais graves, onde estão presentes condições de saúde como doenças no fígado, rins e outros órgãos, é necessário o tratamento da doença específica que originou o edema, além de ser recomendado o uso de medicamentos prescritos pelo médico.

Confira algumas outras dicas que também podem ser úteis e podem ajudá-lo a combater o edema de membros inferiores.

• Procure manter as pernas elevadas enquanto estiver repousando;
  • Vá ao médico regularmente;
  • Exercite as pernas. Isso ajuda a bombear o sangue de volta ao coração;
  • Adote uma dieta saudável e balanceada;
  • Limite o consumo de sal para reduzir acúmulo de líquidos e, consequentemente, o inchaço;
  • Casos recomendado pelo seu vascular, use meias elásticas, que são facilmente encontradas em lojas de saúde;
  • Procure não ficar muito tempo de pé e nem muito tempo sentado;
  • Evite usar roupas apertadas;
  • Faça exercícios físicos;
  • Mantenha um peso saudável.