Vergonha das varizes, veja o que você pode fazer

Muitas pessoas sentem vergonha das varizes e esse sentimento não é exclusivo somente das mulheres, homens também se sentem incomodados. Além do incômodo e das dores, as varizes não são nada bonitas e afetam as belezas das pernas. Dessa forma, algumas pessoas deixam de usar determinadas roupas, como saias, bermudas ou vestidos.

Se você está em uma situação assim, veja o que pode fazer e não sinta mais vergonha das suas pernas.

Primeiro passo: Não deixe a vergonha das varizes dominar a sua vida

O primeiro passo é o mais difícil para muitas pessoas. Quando a vergonha toma conta, a pessoa deixa de usar as roupas que gosta, não se sente à vontade com o parceiro/parceira, deixa de ir à praia, enfim, a vergonha atrapalha a rotina.

Realmente as varizes não são nada bonitas, mas se você tem isso, não significa que precisa ficar se escondendo. Por mais que você não goste, não tenha medo de expor as pernas, até porque, em dias quentes ninguém merece ficar com calças quentes ou usando meias.

Escute as pessoas certas e não dê ouvidos às provocações

Uma coisa é ouvir pessoas que se preocupam com a sua saúde, outra é ouvir provocações e brincadeiras sobre algo tão sério.

A melhor pessoa pra ser consultada neste assunto é o cirurgião vascular, que conhece como ninguém dos casos e te esclarecerá os mitos e verdades do tema.

Lembre-se que existem tratamentos para varizes e que você pode recuperar a saúde e beleza das suas pernas. 

Siga cuidados básicos para amenizar os sintomas

Para aliviar os sintomas, aparência e evitar que novos vasinhos e varizes apareçam, você pode seguir com alguns cuidados que podem ajudar. Começando pelos exercícios físicos, que são ótimos para a circulação. Você pode começar com uma caminhada, pedalar de bicicleta e fazer musculação.

Outra orientação muito importante, é para as pessoas que trabalham ou muito tempo sentadas ou em pé. Essas duas posições influenciam na piora das varizes, por isso, se você fica muito tempo sentado, tire alguns minutos ao longo do dia para ficar em pé e caminhar pelo escritório ou na sua casa se trabalhar de home office.

A ideia é quase a mesma para quem trabalha muito tempo em pé. Mas neste caso, tire alguns minutos ao longo do dia para sentar e descansar um pouco.

Consulte um médico vascular

E o mais importante é se consultar com um médico vascular. Além da questão estética, varizes são um problema de saúde, que podem causar feridas nas pernas, como as úlceras e tromboses. 

O médico pode recomendar o uso de meias elásticas, mas também existem outros tratamentos, como escleroterapia, tratamento com laser endovenoso, entre outros. Não deixe de se cuidar, com o tratamento mais adequado, a aparência das varizes pode melhorar, deixando as suas pernas com um aspecto mais saudável.

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.