Hábitos no dia a dia que influenciam na piora das varizes

Quem tem varizes ou tendência a desenvolver sabe que alguns hábitos podem influenciar na piora dos casos. Mas estamos tão habituados a fazer algumas coisas, que não prestamos mais atenção. Dessa forma, as varizes vão surgindo ou piorando, causando vários incômodos.

Infelizmente, não há cura para varizes, então, o aconselhável é prevenir e tratar da melhor forma. Assim, a pessoa consegue seguir com uma boa qualidade de vida, sem ter dificuldades com inchaços ou dores que podem aparecer.

Por isso, veja a seguir, quais são os péssimos hábitos que precisam ser evitados para não influenciar na piora das varizes. Assim, siga com todos os cuidados necessários para manter a saúde das suas pernas.

Como a imobilidade pode influenciar na piora das varizes

Para começar, um hábito que muitos adquiriram, principalmente com a pandemia, foi a imobilidade. Como assim? Muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e, por isso, ficam muito tempo em uma única posição. 

Isso já acontecia nas empresas, mas trabalhando de casa, geralmente podem trabalhar do sofá ou da cama. A princípio é algo que parece confortável, mas, a manutenção das pernas em uma única posição, sejam elas cruzadas ou extendidas e estáticas, não permite o adequado bombeamento muscular. Dessa forma, dificulta o correto funcionamento do retorno venoso, piorando os sintomas relacionados às varizes.

Isso também vale para as pessoas que trabalham muito tempo em pé, como atendentes de lojas, garçons, entre outras. Ficar muito tempo em pé, sem ter pausas para descanso também pode prejudicar as pernas.

Sedentarismo

Falando em ficar muito tempo na mesma posição, não se pode deixar de mencionar o sedentarismo. A falta de atividades físicas prejudica o corpo de diversas formas, incluindo, na formação de varizes. 

Você não precisa começar a ir a uma academia, mas, pelo menos, se movimentar. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias já faz bastante diferença. Exercícios físicos ajudam na circulação, além de deixar as pernas mais fortes e bonitas, melhorando muito a qualidade da musculatura.

Como a obesidade pode afetar suas varizes?

O aumento do peso atua como obstáculo ao retorno sanguíneo das pernas pro coração; isso porque, além dos obesos possuírem, em geral pior massa muscular, a cintura abdominal em excesso, comprime as veias abdominais. Dessa forma, temos um desbalanço importante, pernas que não impulsionam adequadamente o sangue pra cima, e um abdome que dificulta ainda mais o retorno do sangue. Resultado disso, piora importante de varizes e seus sintomas.

Uso de hormônios pode piorar suas varizes?

O uso de hormônios, sejam eles para fins anticoncepcionais, regulação ginecológica ou anabolizantes, deve sempre ser sob forte orientação médica. Dentre inúmeros efeitos, eles, em especial o estrógeno, atuam na parede vascular e regula bastante o tonus (força de contração) das veias. Assim, pacientes com tendências genéticas a varizes podem acelerar a formação delas e piora sintomática.

Vale lembrar que isso não é uma contra-indicação absoluta ao uso destes hormônios; porém, cabe uma discussão conjunta entre a equipe médica e a paciente para chegar a melhor opção.

Não espere a piora das varizes: faça a sua consulta

Muitos de nós nascemos com uma carga genética “formadora de varizes”, e como você pode ver, alguns hábitos podem piorar e acelerar o processo. Por isso, todo cuidado é pouco, e é preciso consultar um especialista para fazer uma avaliação.

Dessa forma, é possível indicar o melhor tratamento. Então, não deixe de fazer a sua consulta e informe quais são os seus hábitos no dia a dia. Lembre-se que a consulta preventiva também é muito importante, então, não espere começar a aparecer os primeiros vasinhos para tratar.

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.