Vasinhos e varizes: como podemos tratar?

Boa parte da população brasileira sofre com vasinhos ou varizes nas pernas. Além de gerar um incômodo visual, também podem causar dores, dificuldade em andar, inchaço na região e até mudança de cor na pele. Ninguém quer passar por essa situação, por isso, é preciso começar a tratar desde cedo.

Infelizmente não há cura definitiva para as varizes, pois é uma alteração crônica, que deve ser tratada e acompanhada, assim como fazemos em casos de diabetes, asma e outras condições crônicas. Já nos casos mais avançados, existem outros tipos de tratamentos que podem amenizar os sintomas e garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Por isso, se você tem uma dessas apresentações nas suas pernas, não entre em desespero. Com o tratamento certo, é possível seguir com a sua rotina normalmente, veja a seguir, algumas informações de como vasinhos e varizes podem ser tratados.

Prevenção é o segredo para evitar vasinhos e varizes

A principal causa de vasinho e varizes pode vir de alguma tendência genética, ou seja, se seus pais ou avós têm, você também pode ter. Então, como fugir disso? A melhor coisa é se prevenir! Costumo explicar que as varizes e vasinhos são como uma esteira – você nasce com a condição genética, e vai chegar ao final da esteira em algum momento da vida, porém temos ações positivas e negativas que podem acelerar ou retardar a velocidade dela. Por isso, o melhor a se fazer é:

  • Manter uma dieta equilibrada;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Descansar as pernas, sempre que puder, com os membros elevados;
  • Andar um pouco se ficar muito tempo sentado;
  • Realizar uma consulta preventiva para ver se está tudo bem;

Como já foi dito, não há cura para essa doença, mas é possível retardar o aparecimento. Ou quando elas já existem, com esses cuidados você também pode minimizar alguns sintomas, principalmente dores fortes e inchaços.

Quais os principais tratamentos para varizes e vasinhos?

Existem vários tipos de tratamentos para ajudar os pacientes. O grande segredo é detectar se os vasinhos tem conexão ou não com varizes, e fazemos isso com a avaliação detalhada com Ultrassom Doppler e aparelho de realidade aumentada.

Vale lembrar que as únicas formas de fazer com que varizes ou vasinhos desapareçam são através de procedimentos. Nenhuma medicação, meias elásticas e cremes farão com que vasinhos e varizes desapareçam. 

Remédios

Medicações atuam na melhora de SINTOMAS, portanto eles podem aliviar dores e inchaços, mas não atuam eliminando as veias doentes. Lembrando: nunca tome medicação sem a devida orientação médica.

Cremes para as pernas

Outro ajudante do tratamento sintomático. Eles podem ajudar a aliviar a dor, diminuir a sensação de peso nas pernas e diminuir o desconforto. Esses cremes não vão ajudar a sumir com os vasinhos, mas são bem úteis para combater esses sintomas. Os mais aceitáveis são os que possuem textura em gel e que provocam uma sensação de frio onde foi aplicado.

Meias elásticas

São ótimas para a melhoria de sintomas, principalmente aqueles relacionados com inchaços. Paciente calça a meia pela manhã (período em que a perna repousou e está desinchada) e retira ao final do dia, evitando o inchaço decorrente de períodos longos sentados ou em pé.

Tratamento com laser superficial ou transdérmico

O tratamento com laser foca em combater os vasinhos. Não é invasivo e o procedimento pode durar 30 minutos por sessão. Para saber quantas sessões serão necessárias, é preciso passar pela avaliação do médico, isso pode variar de paciente para paciente.

Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento onde é aplicado uma substância que pode ser espuma ou glicose. Isso faz com que os vasinhos sumam. 

CLACS

É a junção das duas técnicas acima (Laser + escleroterapia), e é considerado hoje o melhor tratamento para vasinhos. Isso porque ele usa a melhor ação de cada técnica, e os menores efeitos colaterais, melhorando muito os resultados. Para alívio de incômodos dolorosos, utilizamos gel anestésico, resfriador de pele e em alguns casos “ar anestésico” (óxido nitroso), que permite completo relaxamento durante a sessão.

Microcirurgia 

É a retirada cirúrgica de varizes e microvarizes. Hoje, realizamos o procedimento com apenas sedação e anestesia local, sem necessidade de hospitalização. Recuperação rápida e sem grandes repousos

Tratamento com endolaser

Consiste no tratamento de todas as varizes, incluindo safena e Ramos com endolaser, isto é, dispositivo que vai por dentro da veia e promove o desaparecimento dela. É uma das técnicas mais modernas de tratamento, com rápida recuperação e sem repousos.

Não deixe de fazer o seu tratamento

Como você viu, existem opções de tratamento, por isso, não há necessidade de ficar sofrendo com os incômodos que as varizes causam. Realize a sua consulta, converse com o médico e tire todas as suas dúvidas sobre vasinhos e varizes. Você pode ter uma boa qualidade de vida, então, não deixe de se cuidar.

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.