Check vascular é uma consulta médica muito importante, na qual o principal foco é detectar alterações vasculares em fase inicial. Durante esta consulta, o médico vascular faz uso do ultrassom Doppler para otimizar a detecção das doenças vasculares precocemente. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor!
Muitas pessoas, quando pensam em buscar ajuda vascular, associam somente com casos de varizes. Mas, nessa consulta, também é possível prevenir outras graves doenças, que afetam tanto homens quanto mulheres.
Então, detectando os sinais o mais cedo possível, o cirurgião vascular pode recomendar o tipo de tratamento adequado. Assim, propõe-se ao paciente uma qualidade de vida muito melhor.
Saiba quais são as doenças que podem ser prevenidas com o check vascular
Muitas doenças podem ser evitadas quando os primeiros sinais de alerta aparecem. Entre as mais comuns estão:
- Trombose Venosa Profunda
- Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA)
- Doença Carotídea
- Insuficiência Venosa Crônica
- Úlceras Varicosas
- Entre outros
Quem deve fazer o exame
O checkup vascular é recomendado, principalmente, para pessoas, das mais diversas idades, que apresentem algum fator de risco ao desenvolvimento da doença vascular ou ainda àqueles que apresentem algum sintoma que possa estar relacionado a essas doenças.
Fatores de risco:
- histórico familiar de varizes ou trombose
- tabagismo
- hipertensão
- colesterol elevado
- diabetes
- obesidade
- histórico familiar de aneurismas
Sintomas:
- Dor nas pernas
- Inchaços nas pernas
- presença de varizes ou vasinhos
- aparecimento de feridas nas pernas
- dor ao caminhar
Por isso, é comum que durante o exame, o médico também questione sobre sua rotina e hábitos diários. Dessa forma, ele pode orientar mudanças que podem contribuir com o tratamento. Para pessoas que se encaixam nessa descrição, é interessante fazer o check up 1 vez por ano.
Quanto ao checkup devido a alterações de varizes e vasinhos, recomendamos frente ao aparecimento das mesmas ou qualquer outro dos sintomas mencionados. Lembrando que é uma condição muito comum na população brasileira e acomete, principalmente mulheres na faixa etária entre 20-50 anos; mas também pode acometer homens, que muitas vezes, não procuram atendimento nos primeiros sintomas e pode chegar com casos mais complexos e avançados.
Sendo assim, não espere sentir algum incômodo nos membros inferiores, recomenda-se que a consulta seja feita a cada 1 ou 2 anos.
Se você ainda não realizou a sua consulta preventiva, venha falar conosco. Aqui realizamos procedimentos para avaliar vasos de todo o corpo, utilizando o ultrassom Doppler. Dessa forma, podemos identificar se existe algum indício de problema e seguir com o melhor tratamento para cada caso.