8 sinais para você ir ao médico vascular

Quer saber quais os sinais para ir ao médico vascular? Então esse é o artigo certo para você! É comum que a maioria das pessoas só procuram um determinado especialista quando sentem algum sintoma. Isso não é diferente com o médico vascular, e quando as pessoas o procuram, o problema já está avançado.

Então, como saber a hora certa de procurar esse especialista? Separei 8 sinais importantes, para que você saiba identificar da maneira correta.

Quando fazer uma consulta com um médico vascular?

Antes de tudo, eu te pergunto: por que esperar sentir algum incômodo ao procurar um médico vascular? Assim como em outras áreas, verificar a sua saúde vascular é muito importante para ver se está tudo bem e se for o caso, identificar algum problema ainda no começo.

Fazer consultas preventivas é a melhor coisa para evitar um problema maior. Por isso, não fique com receio de fazer os exames e ficar com aquele pensamento: Quem procura, acha! 

Agora que você já sabe que a consulta preventiva deve ser feita, veja os 8 sinais para você ir se consultar com um médico vascular.

  1. Histórico familiar: fique atento a esse ponto

Pessoas que desenvolvem varizes geralmente possuem um histórico familiar. Então, se o seu pai ou mãe possuem varizes, maiores são as chances de você desenvolver também.

Por isso, se existem casos na família e você não tem nenhum vasinho, isso é ótimo, mas não descarta a possibilidade de acontecer. Dessa forma, se consulte com o médico de forma preventiva, para seguir com cuidados e todas as orientações necessárias.

  1. Formigamentos e câimbras

Um sinal que a maioria das pessoas ignoram é a sensação de formigamentos e câimbras. Se isso está acontecendo com frequência, seja durante o dia ou a noite, está na hora de ficar alerta. Formigamentos podem indicar problemas de circulação, isso pode ser um sinal precoce de consulta para que se possa fazer os exames e verificar o que está acontecendo.

  1. Dores na região das pernas

Você sente muita dor nas pernas, principalmente depois de uma caminhada? Esse é outro sinal de que algo não está legal com a sua saúde vascular. Quem trabalha muito tempo sentado ou em pé, também pode reclamar de dores ao final do dia. Isso pode acontecer pelo longo período na mesma posição, influenciando na circulação.

Dependendo da dor, isso também pode ser um sinal de que a pessoa está com trombose na perna, uma doença perigosa. 

  1. Coceira

A coceira pode passar como um sinal despercebido, principalmente se a pessoa achar que é alguma alergia. Mas nesse caso, você deve ficar atento se a coceira é constante, algo crônico. Dependendo de como for a coceira, a pessoa pode até mesmo ficar com feridas (úlceras), deixando a perna com um aspecto desagradável e desconfortável.

Pessoas com varizes podem ter esse sintoma, então, se você tem e ainda não se consultou com o seu médico, é importante se prevenir!

  1. Queimação na região dos membros inferiores

Você sente que seus pés e pernas ficam com a sensação de queimação? É como se estivessem quentes, mesmo em dias com o clima mais ameno? Esse pode ser um sinal de varizes;  sendo assim, não ignore o mesmo, achando que é algo insignificante, porque não é.

  1. Está com as pernas inchadas?

Se ao andar por muito tempo você sente que suas pernas ficam inchadas ou se em dias quentes isso é até “normal”, fique atento! Pernas inchadas são um sinal claro de má circulação. Em alguns casos,isso pode acontecer de forma transitória por questões normais do corpo. Mas é muito importante se consultar com o médico se esse inchaço é constante e se demora a passar ou se a perna não volta ao normal.

  1. As veias das pernas estão roxas ou azuis

Quando uma pessoa já está desenvolvendo varizes, é comum perceber que as veias ficam mais dilatadas. Dessa forma, as veias podem ficam com uma cor mais intensa, ficando mais azuis ou roxas, isso pode variar de pessoa para pessoa.

  1. Sensação de pernas cansadas

Por último, a sensação de pernas cansadas também pode indicar algum problema de má circulação na região. Se essa sensação é constante, uma dica é repouso com membros elevados. Mas isso não dispensa a necessidade de fazer uma consulta.

Se você identificou um ou mais sinais, está na hora de você se consultar com um médico vascular. Entre em contato e agende a sua consulta.

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.