5 dicas para evitar a má circulação

Grande parte da população tem problemas de má circulação, geralmente, isso tem relação com a genética, mas também existem outros fatores. Conseguir evitar a má circulação é fundamental para que no futuro, você não tenha problemas de saúde associados a ela.

Será que é fácil evitar esse tipo de problema? Seguindo práticas saudáveis e até mesmo simples podem fazer a diferença no dia a dia e trazer ótimos resultados para a sua saúde no futuro. Confira as 5 dicas de como evitar a má circulação e comece hoje mesmo.

  1. Exercícios físicos são fundamentais para evitar o problema

Praticar exercícios físicos é ótimo para evitar a má circulação. Embora muitas pessoas saibam que exercícios são ótimos para a saúde, o sedentarismo ainda está em alta e muitos justificam que não têm tempo para se exercitar.

Se você começar agora, mesmo com exercícios simples, isso vai refletir na sua saúde no futuro. Então, além de pensar na estética, vale lembrar que você pode evitar outros tipos de doenças. Mas quais exercícios você pode praticar? Veja:

Musculação

Ir para a academia pode ser um desafio para muitas pessoas, mas tente começar. Isso porque, além do fortalecimento dos músculos, essa prática promove a melhora do retorno venoso pro coração, diminui inchaço e dores nas pernas. Além disso, a musculação controla melhor problemas de saúde que impactam diretamente nas doenças vasculares, como pressão alta, diabetes e colesterol.

Caminhada

Para quem não gosta de academia ou realmente não tem tempo, uma caminhada pode ajudar bastante. Pode ser uma caminhada leve de 30 minutos, todos os dias ou pelo menos, 3 dias por semana. Você vai sentir a diferença e vai se sentir muito mais disposto.

Agachamento

Outra sugestão de exercício é fazer agachamentos, usando apenas o peso corporal, você consegue fortalecer as pernas. Ao fazer pelo menos 3x por semana, você sente a diferença e a circulação também melhora bastante.

  1. Alimentação equilibrada

Além dos exercícios, também é preciso ter uma alimentação equilibrada. De nada adianta focar nos exercícios físicos, se você exagera em frituras, refrigerantes e doces. 

Para isso, é preciso investir em uma dieta rica em fibras, pois esse tipo de alimentação ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, é possível evitar alterações nas paredes das veias e diminuir o acúmulo de toxinas no sangue. 

Alimentos como frutas, legumes e verduras são fundamentais no dia a dia. Veja alguns exemplos de alimentos que você deve consumir:

  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha e grão de bico.
  • Grãos, farelos e farinhas integrais: arroz, linhaça, aveia, milho, trigo.
  • Pães e biscoitos integrais: centeio, milho, farinha integral.
  • Beterraba
  • Cebola
  • Frutas cítricas e vermelhas;
  • Nozes;
  • Espinafre;
  • Peixes gordurosos.

Além disso, manter-se hidratado é muito importante para ajudar na circulação. O indicado é beber cerca de 3 litros de água por dia. A dica é levar sempre uma garrafa de cerca de 500ml, e repor conforme sua rotina.

  1. Evite ficar na mesma posição por muito tempo

Algumas pessoas podem ficar muito tempo na mesma posição por conta de seus trabalhos. Por exemplo, uma professora que fica o dia todo em pé dando aula, um frentista ou um auxiliar administrativo que passa um bom período sentado.

Em todos esses casos, ficar muito tempo na mesma posição prejudica a circulação e também pode contribuir com a piora das varizes. Durante o trabalho, fica difícil fazer algum exercício físico, mas existem algumas dicas que podem ajudar.

Por exemplo, para quem fica muito tempo sentado, o recomendado é que aproveite uns 5 minutos para se levantar, caminhar um pouco e fazer com que sua musculatura das pernas seja ativada. Além disso, enquanto estiver sentado, evite ficar muito tempo com as pernas cruzadas.

Para quem trabalha em pé, quando puder, fique sentado por pelo menos 5 minutos, e se possível, com membros elevados.

  1. Elevar as pernas por alguns minutos ao longo do dia

Na rotina do dia a dia sentir cansaço e peso nas pernas pode se tornar algo comum. Por isso, uma prática muito simples pode ajudar a aliviar esses sintomas e até mesmo evitar o problema da má circulação.

Sendo assim, quando estiver em casa, no sofá ou na cama, você pode elevar as pernas por 5-10 minutos. Por mais simples que seja, esse movimento ajuda a relaxar, facilita o retorno de sangue pro coração e alivia as dores e inchaços nas pernas. 

  1. Faça consultas preventivas

Por último, sempre é importante realizar consultas preventivas para poder identificar qualquer possível problema. Quanto mais cedo o diagnóstico da doença, melhor a resolução da mesma.

Se você ainda não realizou uma consulta com médico vascular, vale a pena, ainda mais se existem casos na sua família. Entre em contato com a nossa clínica e agende a sua consulta.

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.