Varizes

São veias dilatadas e tortuosas, que deixaram de funcionar, e não conseguem levar, de forma adequada, o sangue para o coração, acumulando nas pernas e causando a sensação de dor em queimação, cãibras, inchaço, coceira, escurecimento da pele, e feridas em casos mais graves.

O tratamento deve ser individualizado, e na maioria dos casos, Cirúrgico, variando de escleroterapia, microcirurgia, e retirada ou ablação da safena.

Cirurgia de Varizes

Ela consiste na retirada das veias dilatadas. A partir de uma análise clínica e ultrassonografia prévias, define-se a melhor abordagem terapêutica, a qual pode contemplar a retirada mecânica da safena, técnicas ablativas (laser e radiofrequência), microcirurgia de varizes, ou escleroterapia com espuma. A avaliação cirúrgica criteriosa é individualizada e visa a escolha da melhor técnica, muitas vezes combinando as mesmas.

Acessos Vasculares

É o implante de cateteres de curta ou longa duração, para diversas finalidades. Na maioria das vezes, indicada para hemodiálise em pacientes com distúrbios renais; e, em outros casos, para a infusão de substâncias, como quimioterapias, no tratamento de câncer

Doença arterial obstrutiva crônica

Ocorre, na maioria dos casos, por “placas de gordura” (aterosclerose) que deposita ao longo das artérias do corpo em pacientes tabagistas, idosos, hipertensos, diabéticos e com problemas do colesterol. A mesma doença pode causar diversas alterações e sintomas de acordo com o órgão. No coração, pode levar à dor no peito ou infarto; nas carótidas, leva ao AVC; no abdome e pernas, pode levar a dores para caminhadas, impotência sexual, frialdade das pernas, perda de pelos e até feridas. O tratamento contempla desde medicação específica, até colocação de “stents “, e em casos mais avançados, “pontes de safena” nas pernas.

Linfedema

É o edema (ou inchaço) que ocorre a partir de distúrbios dos vasos linfáticos - estruturas minúsculas, que levam o excesso de líquido acumulado nas pernas, para dentro da veia. O tratamento ocorre a partir do uso de meias, medicações e drenagens linfáticas específicas; em raros casos, cirurgia.

Vasinhos

Correspondem aos estágios iniciais que da doença venosa crônica, podendo ou não estar relacionados a varizes. Seu tratamento depende da avaliação detalhada através de Doppler venoso, fleboscopia e realidade aumentada. Cerca de 85% dos casos conseguimos tratar em consultório, através de laser e aplicação.

Escleroterapia

Existem diversos tipos de Escleroterapia, esse é um procedimento no qual algumas substâncias são injetadas com o intuito de fazer a veia ou vaso desaparecer por completo. Normalmente o resultado final otimizado depende de algumas sessões intervaladas, realizadas no próprio consultório, sem necessidade de anestesia. Além disso, o laser transdérmico é uma ótima estratégia terapêutica a ser combinada às demais técnicas.

Edema de Membros

Existem várias doenças que causam inchaço nas pernas. Cabe ao vascular, a investigação das doenças venosas ou linfáticas que justifiquem tal alteração. A partir do checkup vascular, pode-se identificar e tratar tais doenças, melhorando os sintomas e qualidade de vida do paciente

Doenças de Carótida

É o depósito de “gordura” nas artérias que levam sangue do coração para o cérebro. Estas placas podem sofrer danos e soltarem pedaços para o cérebro, causando o “derrame” ou AVC. O tratamento pode ser feito com medicação, realização de cirurgia convencional (“endarterectomia”), ou colocação de stent, de acordo com cada caso

Pé Diabético

Corresponde às alterações de vasos, nervos e articulações (“juntas”) dos pés de pacientes acometidos pela diabetes, principalmente naqueles de difícil tratamento. Tal doença, pode levar a deformidades graves do membro, abertura de feridas, aumentando o risco de amputações O tratamento, através do adequado controle da diabetes, hidratação dos pés, uso de calçados recomendados, evitando frieiras e feridas, é a melhor abordagem inicial.

Gestantes

A gestação leva a alterações vasculares fisiológicas, devido ao aumento do volume sanguíneo, volume uterino e modificações no tônus venoso. Nos pacientes que já apresentam doença venosa crônica, seus sintomas e aspectos das pernas podem piorar muito durante a gestação e puerpério, necessitando de medidas não intervencionistas durante a gestação, e muitas vezes, tratamento cirúrgico após esse período.

Escleroterapia com Espuma

É um tratamento menos invasivo, realizado no consultório, onde é injetado o polidocanol concentrado (e que forma uma espuma quando em contato com o ar) que age diretamente na parede da veia, fazendo com que a mesma atrofie e regularizando a pressão. A recuperação é rápida e com pouco desconforto.

Aneurisma de Aorta

O Aneurisma da aorta é a dilatação excessiva da artéria. Normalmente, é assintomática e pacientes com mais de 50 anos, sedentários, fumantes ou com histórico familiar são mais predispostos a terem esse problema. A melhor forma de prevenir é através do check up vascular, e o tratamento depende do tamanho e diâmetro do aneurisma, sendo resolvido em sua maioria das vezes, de forma pouco invasiva (endovascular).

Check-Up Vascular

O Check Up Vascular visa analisar vasos (veias e artérias) de todo corpo com auxílio de tecnologias - ultrassom Doppler - a fim de prevenir doenças vasculares, que são assintomáticas em vários casos. Devem agendar sua avaliação, mesmo sem sentir nada, pacientes acima de 50 anos, tabagistas, hipertensos, ou diabéticos. Em muitos casos, pequenos “vasinhos” podem levantar alerta pra investigação ultrassonografia de varizes associadas.

Check Up Vascular

O Check Up Vascular visa analisar vasos (veias e artérias) de todo corpo com auxílio de tecnologias – ultrassom Doppler – a fim de prevenir doenças vasculares, que são assintomáticas em vários casos. Devem agendar sua avaliação, mesmo sem sentir nada, pacientes acima de 50 anos, tabagistas, hipertensos, ou diabéticos. Em muitos casos, pequenos “vasinhos” podem levantar alerta pra investigação ultrassonografia de varizes associadas.

Assista o vídeo e entenda mais!