Quais são os riscos da trombose

Estou sempre falando por aqui da importância de se cuidar e prevenir-se de uma trombose, mas será que você realmente sabe o que uma trombose pode causar? As pessoas sabem que é perigoso, mas muitos desconhecem os riscos dela.

A trombose apresenta vários fatores de risco, e por ser um doença que pode evoluir para embolia pulmonar, uma condição potencialmente fatal, merece bastante atenção. Por isso, os cuidados são tão importantes. Veja a seguir quais são os principais fatores de risco.

Conheça os riscos da trombose venosa 

Uma trombose acontece quando surge um coágulo do sangue nas veias. Geralmente, esses trombos (como são conhecidos) aparecem nas pernas, e com o fluxo sanguíneo em direção ao coração (retorno venoso), podem migrar e “embolizar”. Os principais sintomas que devem chamar a atenção são mudanças súbitas nas pernas com dor, inchaço e vermelhidão, de forma que perceba uma diferença grande entre uma perna e outra. 

Quando esse coágulo atinge pulmões – embolia pulmonar – há chance aumentada dessa pessoa evoluir a óbito. Manifestando falta de ar, dor no peito, tosse e mal-estar. 

Então, é perceptível que essa é uma doença realmente perigosa e não pode ser negligenciada. Portanto, ao perceber sinais que podem causar uma trombose, é preciso buscar ajuda médica imediatamente.

Principais fatores que podem influenciar em uma trombose

O que fazer para conseguir evitar esse tipo de problema? Antes de tudo, é preciso saber quais são as causas e assim, evitar os fatores que podem ser perigosos para a sua saúde.

Por exemplo, a trombose tem muita relação com as limitações de movimentação. Isso pode acontecer com pessoas que passam por internações prolongadas, cirurgias e até mesmo parto. 

Outra condição muito relacionada a trombose é o câncer. Muitas vezes, descobre-se o tumor através da trombose ou embolia pulmonar

A gestação é um período de grande alteração no corpo da mulher, e dentre essa alterações, ocorre o aumento de fatores que favorece a coagulação sanguínea, e aumentam muito o risco de trombose. Vale lembrar que esse risco se extende além do período gestacional, até o puerpério (pós-parto).

O fator familiar, hereditário, também apresenta riscos adicionais. Por isso, vale questionar os familiares sobre antecedentes de trombose em algum período da vida.

Além disso, o uso de anticoncepcionais hormonais com estrógeno, também pode influenciar no surgimento de coágulos ao longo do tempo, por isso, é importante o acompanhamento médico. 

Prevenção é o melhor remédio

A prevenção é a melhor forma de tentar evitar esse tipo de problema. Quem faz uso de anticoncepcional, predisposição genética, obesidade, sedentarismo, entre outros. 

Por isso, cuidar da saúde é importante. Além de seguir uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios, é preciso consultar o médico vascular. 

 

Compartilhar

Post Recentes

Trombose

Vamos falar sobre Trombose gestacional?

Para falarmos de trombose gestacional, é fundamental compreender o conceito de trombose e os tipos de trombose que podem ocorrer durante a gestação.